• Tamanho Letra
  • Imprimir
  • Partilhar  Partilhar
  • Comentar
  • Ler Comentários
Gostou desta notícia?
URL

Sara Norte está em estado de choqueA Ferver: 05.8 - 18h Por: Márcia Bajouco / Rute Lourenço

Nas últimas três semanas, Sara Norte sofreu em silêncio no Estabelecimento Prisional de Botafuegos, em Algeciras, Espanha. A jovem, de 27 anos, sabia que a mãe, com cancro nos pulmões, estava cada vez mais debilitada, e todos os dias ligava para o telemóvel de Carla Lupi, que se encontrava internada no Hospital dos Capuchos, em Lisboa. Já não conseguiu despedir-se e, quando soube, através de uma pessoa próxima da família em Espanha, que a mãe tinha falecido, chorou durante horas na cela.

"A Sara está muito abalada. A dor de saber que não pôde acompanhar a mãe nestes momentos é enorme e já foi pedido apoio psicológico para a ajudar nesta fase muito difícil", conta fonte próxima da actriz. Um sentimento também descrito à Vidas pelo pai da jovem. "A Sara está de rastos", diz Vítor Norte, prometendo ir, em breve, visitá-la com Diogo, o irmão da actriz.

Numa dor profunda, a filha de Carla Lupi e Vítor Norte fala constantemente com a família, a quem fez um pedido especial. "Ela quer que as cinzas sejam guardadas. Já disse que, quando sair da prisão, quer ir com os irmãos [Diogo, de 21 anos, e Beatriz, de seis] deitá-las num sítio especial", relata uma outra fonte.

Os momentos difíceis por que Sara estava a passar desde que foi detida por posse de droga em Algeciras, há seis meses, aproximaram-na da mãe. De pronto, Carla Lupi esqueceu as desavenças com a filha e, debilitada pelo cancro, percorreu centenas de quilómetros para visitar a filha.

Na última viagem que fez, no dia de aniversário de Sara - 8 de Abril -, que o CM acompanhou, as horas passadas no carro foram penosas, mas a actriz mostrou-se radiante por estar com a filha. De Portugal, levou-lhe cartas, uma t-shirt pintada pela irmã mais nova, Beatriz, livros, roupa e uma pulseira. Foi a última conversa cara a cara entre as duas, num momento que Sara Norte recordará para sempre.

"Foi uma visita muito emotiva e a última vez em que a Sara pôde estar com a mãe, durante duas horas. Agora sente-se culpada por se ter posto nesta situação e não ter podido acompanhar os últimos meses de vida da mãe. É um peso muito grande para ela."

A viver momentos difíceis, Sara tem transmitido à família que as noites em Algeciras não podiam ser mais penosas. "Durante o dia, ela está a tirar um curso e sempre consegue ter a cabeça um pouco mais ocupada, mas quando chega à cela é complicado. A Sara já disse que as noites são muito duras para ela", contou à Vidas Maria Eugénia, mãe de Carla Lupi, acrescentando que já se ofereceu para acolher a neta quando esta acabar de cumprir a pena, dentro de dez meses. "Já disse à Sara que ela pode vir para a casa da avó. É muito boa menina", elogiou.

Entretanto, os dias em Botafuegos adivinham-se longos. Segundo a Vidas apurou, quando está sozinha na cela Sara passa o tempo a ler a correspondência que trocou com a mãe ao longo dos últimos cinco meses.

"Elas trocavam inúmeras cartas, muito longas. A Carla dizia que, nas mensagens, percebia que a Sara estava diferente, com vontade de mudar, e ficava feliz por isso", revela uma fonte, acrescentando que mãe e filha se uniram através da escrita.

"A Sara sempre teve dificuldade em exprimir aquilo que sentia. É orgulhosa e, nas cartas, disse muitas vezes à mãe que a amava. Estava desorientada, antes de ser detida, mas mostrava vontade de mudar. E a Carla queria ajudá-la."

IRMÃ É PREOCUPAÇÃO

A filha mais nova de Carla Lupi, Beatriz, de seis anos - fruto da relação da actriz com João Ricardo -, é a preocupação de toda a família. Muito ligada à irmã, Sara já pediu para que a menina seja o mais acompanhada possível. "A Sara também escreve cartas à irmã. Adora-a e está muito preocupada com a forma como a menina irá reagir quando souber da notícia. Mas sabe que ela tem um grande pai. Apesar de só ter seis anos, a Beatriz é muito esperta e perspicaz."

Pela mão do pai, Beatriz foi visitar a mãe antes de esta falecer, aos 46 anos, vítima de cancro, no Hospital dos Capuchos. Na última semana de vida, a actriz recebeu também a visita do filho, Diogo, dos pais e falou várias vezes por telefone com Sara. Só o ex-marido, Vítor Norte, não apareceu. A mãe, no entanto, revela que Carla Lupi se mostrou tranquila na partida. "Morreu em paz. Estava serena."

EMOÇÃO AO VER A FILHA

Carla Lupi não faltou à leitura da sentença da filha, detida em Espanha. À saída do Tribunal de Algeciras, Carla emocionou-se ao saber que Sara tinha sido condenada a 16 meses de prisão efectiva no Centro Penitenciário de Botafuegos.

TRISTEZA NO FIM DA SUA VIDA

A lutar contra um cancro nos pulmões, Carla Lupi não queria acreditar que estava a braços com mais um problema. A actriz ficou devastada quando soube da detenção da filha Sara, por posse de droga.

APANHADA COM DROGA NO ESTÔMAGO

Nos últimos anos, Sara Norte decidiu afastar-se do mundo da fama. A vida acabou por a atraiçoar. A actriz foi detida a 6 de Fevereiro em Algeciras, quando regressava de Marrocos com cerca de 800 gramas de haxixe no estômago. Está a cumprir pena de prisão efectiva em Botafuegos.

MÃE E FILHA EM PEÇA DE TEATRO

Carla Lupi e Sara Norte nem sempre tiveram uma relação fácil. Mas ainda assim, mãe e filha contracenaram na peça ‘Há vagas para raparigas de fino trato', no Teatro Armando Cortez, em Lisboa, em 2004. Esta foi a única vez em que subiram juntas ao palco.

SURPREENDE EM BAR DE STRIP

Afastada da televisão desde 2008 - quando fez uma participação especial em ‘Morangos com Açúcar', na TVI -, Sara Norte, filha de dois actores, provocou surpresa ao ser notícia por trabalhar num bar de strip.

REGRESSO DE MARROCOS

Em Fevereiro deste ano, Sara Norte foi detida por posse de haxixe. Esta não foi, no entanto, a única vez em que a jovem foi apanhada com droga quando regressava de Marrocos de ferry. A jovem já tinha sido identificada pelas autoridades.

RIBALTA NÃO SEDUZIU ACTRIZ

Sara Norte tem actualmente 27 anos. Começou a carreira de actriz quando tinha apenas sete anos. Apesar de ter nascido numa família de actores - Carla Lupi e Vítor Norte -, as luzes da ribalta nunca a seduziram.

EM ‘MÉDICO DE FAMÍLIA'

A série ‘Médico de Família', na SIC, fez sucesso entre 1997 e 2000. Na pele da pequena ‘Mariana', Sara Norte encantou os telespectadores ao lado do actor Fernando Luís. No elenco, estava ainda a actriz Maria João Abreu.

PROPRIETÁRIA DE UM BAR

Enquanto actriz, a vida nem sempre sorriu a Carla Lupi. Por isso, acabou por alargar os seus objectivos profissionais. Carla chegou mesmo a ser proprietária do bar Código Laranja. O espaço de diversão nocturna em Lisboa acabou por fechar.

LUPI DEIXA TRÊS FILHOS

Carla Lupi esteve casada durante 22 anos com Vítor Norte e, da união, nasceram Sara e Diogo. Após a separação, a relação entre o ex-casal nunca foi pacífica, e as desavenças mantiveram-se até ao fim da vida da actriz. "Ele nem a foi ver ao hospital", revelou fonte próxima de Sara Norte. Carla tinha ainda uma outra filha, Beatriz, fruto da relação com João Ricardo. Nos últimos tempos, a menina estava entregue aos cuidados do pai, mas mantinha forte ligação com a mãe.

A BRAÇOS COM A JUSTIÇA

Em Fevereiro, foi tornado público que Diogo Norte estava a braços com a Justiça. O jovem, de 21 anos, é suspeito de plantação de canábis em casa. Uma notícia que deixou a mãe, Carla Lupi, ainda mais fragilizada.



Partilhar:

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados. É expressamente proíbida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Presslivre, S.A.,
uma empresa Cofina Media - Grupo Cofina.