Gostou desta notícia?
URL

Mais cinema nacionalÊxito: 26.4 - 09h Por: Sofia Canelas de Castro

Arranca hoje o 9º IndieLisboa, Festival de Cinema Independente, e, entre os 233 filmes em desfile até 6 de Maio, o cinema português ganha destaque.

Segundo a organização, a produção nacional vive "um período particularmente bom", depois das recentes premiações de Miguel Gomes e João Salaviza no Festival de Berlim, e estará representada com 38 filmes – seis longas-metragens e 32 curtas.

"Numa altura em que se fala de crise e da nova lei que tarda, quisemos ainda mais impulsionar o nosso cinema", diz Miguel Valderde, da direcção do Indie.

Aliás, Salaviza terá mesmo dois filmes no certame: ‘Rafa’ (sexta-feira, 21h30, na Culturgest), Urso de Ouro na Berlinale, e o mais recente ‘Cerro Negro’ (sábado, 18h15, na Culturgest, com repetições nos dias 30 e 3 de Maio) tem estreia nacional no IndieLisboa.

‘Em Segunda Mão’, de Catarina Ruivo, é também oportunidade para ver a última prestação de Pedro Hestnes, actor recém-falecido, no domingo, às 21h30, na Culturgest (e repete a 1 de Maio).

Mas há muito mais para ver, entre filmes a concurso e estreias mundiais. Para abrir o festival, uma dose de humor negro: ‘Dark Horse – Diários de um Falhado’, de Todd Solondz, expõe de forma acutilante as fatalidades mais improváveis que podem arrasar um trintão falhado, eterno patinho feio. Hoje, no Cinema São Jorge, às 21h30 (estreia comercial a 7 de Junho).

Miguel Valverde não tem dúvidas: "Esta será a melhor edição de sempre depois de um 2011 complicado." O orçamento supera o milhão de euros e a organização espera ainda mais espectadores do que os 40 mil registados no ano anterior. 

PORMENORES

ILUSTRES EM LISBOA

Hans Hurch, director da Viennale (festival de Viena de Áustria), e as cineastas Ursula Meier e Andrea Arnold estão entre os ilustres presentes neste festival.

LOCAIS E PREÇOS

Culturgest, cinemas São Jorge e Londres recebem o festival cujas sessões regulares custam quatro euros. Há vouchers de dez bilhetes (30 euros) e de 20 (55 euros).

FIM CHEGA A 5 DE MAIO

‘Le Skylab’, de Julie Delpy, é o último filme do IndieLisboa, às 21h30 de 5 de Maio. No mesmo dia, ocorrem a entrega de prémios e a cerimónia de encerramento.



Partilhar:

PUB

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados. É expressamente proíbida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Presslivre, S.A.,
uma empresa Cofina Media - Grupo Cofina.