• Tamanho Letra
  • Imprimir
  • Partilhar  Partilhar
  • Comentar
  • Ler Comentários
Gostou desta notícia?
URL

Ornatos Violeta: O monstro tem muitos amigosÊxito: 11.8 - 10h Por: Miguel Azevedo

Quando em 2002 se anunciou o fim dos Ornatos Violeta, todos os que vinham prestando especial atenção ao grupo perceberam que a despedida era prematura. Mais do que adornar a música nacional, os Ornatos tinham-lhe dado uma nova visão e perspectiva de futuro. Um certo caminho da música portuguesa terá sido, por isso, hipotecado.

Claro que hoje não sabemos por onde os Ornatos teriam seguido e onde teriam chegado, mas a frescura, a originalidade e a independência com que fizeram música raras vezes se terá visto nos anos que se seguiram. ‘Cão' e ‘O Monstro Precisa de Amigos', dois discos lançados em 97 e 99, são marcos na história da cultura musical em Portugal.

Depois do fim, os fãs precisaram de respostas. Ninguém parecia querer aceitar que a banda sucumbira a uma morte natural, mas Manel Cruz confirmou-o dizendo que o grupo atingira uma espécie de esgotamento colectivo quando decidiu viver junto. O vazio ficou durante dez anos. E quando nada o fazia prever, depois de um prolongado silêncio, os Ornatos decidiram voltar para celebrar... Ornatos.

Consta que ainda terão resistido com receio de beliscar a memória, mas a verdade é que acabaram por aceitar fazer dois Coliseus (um no Porto e outro em Lisboa), depois mais dois (as quatro datas em Outubro estão esgotados) e agora Paredes de Coura.

O grupo vai tocar na íntegra o ‘Monstro Precisa de Amigos' e mais uma mão cheia de outras canções. Tudo perante os amigos de sempre, os amigos que ganharam depois do seu fim e os amigos que certamente irão conquistar... 

DISCO DE CULTO NA BASE DO ESPECTÁCULO

Lançado a 22 de Novembro de 1999, ‘O Monstro Precisa de Amigos', disco que será tocado na íntegra no palco do Festival Paredes de Coura, foi galardoado com vários prémios de música e foi considerado o melhor disco português lançado entre 1994 e 2009.

Composto por 13 canções originais, tornou-se particularmente conhecido do público por causa dos temas ‘Ouvi Dizer', uma canção que surpreendeu tudo e todos ao contar com a participação de Victor Espadinha, e ‘Capitão Romance', com a voz de Gordon Gano, dos Violent Femmes.

FUTURO A ELES PERTENCE

É muito provável que este regresso ao vivo não signifique mais do que um reencontro pontual. Todos os músicos dos Ornatos dedicam-se actualmente a outros projectos, pelo que alguns já fizeram saber que é muito difícil voltarem a juntar ‘os trapinhos', regressarem ao estúdio e lançarem um disco novo.



Partilhar:

PUB

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados. É expressamente proíbida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Presslivre, S.A.,
uma empresa Cofina Media - Grupo Cofina.